quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Aula #001: Estilo

Olá, Criaturas!

Abordamos o tema "Estilo" na nossa primeira aula. Vou tentar colocar um resumo por aqui pra auxiliar na complementação de suas anotações de sala. Vamos estudar, então!

Na Enciclopédia Digital do Instituto Itaú Cultural, encontramos a definição da palavra "Estilo" como "(...) uma maneira particular de fazer algo, ampliando seu uso a todos os campos artísticos. Nesse sentido, compreende-se por estilo "a forma constante - e por vezes, elementos, qualidades e expressão - da arte de um indivíduo ou de um grupo". O estilo é como uma linguagem, com ordem interna e expressividade próprias, que admite uma intensidade variada. Alguns elementos podem se repetir em obras de períodos ou autores diversos, sendo os estilos determinados pelos diferentes modos de reuni-los numa forma única.(...)".

Leia o verbete inteiro clicando aqui.

Exploramos em sala três definições diferentes de estilo que, embora estudadas de maneira separada, entrelaçam-se na construção da História da Arte e da Estética: Estilo Individual, de Época e Cultural.


Estilo de Época - Toda produção artística humana genericamente caracterizada como fruto de uma determinada realidade formal, idealística e estética; retrato do tempo, do espaço, dos ideais, das filosofias e da visão de mundo do homem em um determinado período histórico. Maneira de ver e expressar, refletindo características próprias de uma época histórica.

Observando um recorte temporal, percebe-se que determinadas características presentes em uma época favorecem e influenciam certos procedimentos artísticos individuais que se reproduzem, tornando-se repetitivos e constantes entre uma ou mais gerações de artistas.

Estilo Cultural - Quando a análise de elementos particulares em produções artísticas ressaltam o conjunto da produção de um grupo como elemento constitutivo na formação de uma identidade cultural temos o chamado Estilo Cultural.

Estilo Individual - Modo particular de ver o mundo e organizar sua linguagem e repertório cultural para traduzir sua visão através de suas produções artísticas.

Clique em "001_estilo" para baixar a apresentação e ver os exemplos em imagens apresentados em sala.

Abraço!

Fabio Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário